O Curupira é uma personagem que historicamente é tão antiga quanto o Saci. É reconhecido como o protetor das florestas e dos animais, protegendo-os daqueles que fazem mal a fauna e flora. São diversas características que o definem: cabelos vermelhos como o fogo, olhos e dentes verdes como as folhas e plantas da floresta, sua altura, pois o Curupira é pequeno como uma criança, e, principalmente, seus pés voltados para trás.
É detentor de um poder sobre-humano, que causa medo e preocupação há muitas eras em diversas tribos indígenas. Isto fez com que os povos que vivem nas florestas fizessem oferendas ao Curupira, como forma de respeito, para ter caça tranquila e passagem serena pela floresta. Há diversos relatos europeus sobre o pequeno demônio, que aterroriza os indígenas e mata aqueles que são desrespeitosos, contudo a maior crença é a de que ele só ataca e mata aqueles que desrespeitam seu lar e seus companheiros, disfarçando-se de caça, atraindo caçadores, utilizando seus pés virados para distraí-los e um forte assovio para atordoá-los.
Considerações: Esta personagem é muito difundida na América do Sul e possui diversos nomes entre países e tribos, até mesmo sendo associado a Caipora (que é outra personagem), mas nós, como verdadeiros aprendizes, conhecemos as característica do pequeno menino guardião da floresta, aquele que zela pela natureza e nos ensina a respeitá-la, seja por bem ou seja por mal. Esse... é o Curupira.


.jpeg)
Comentários
Postar um comentário