Lobisomem

 Sem dúvidas a lenda do lobisomem é uma das que possui mais origens. São diversos os contos de como esta personagem apareceu pela primeira vez no mundo, e vai desde um rei maligno que assassinava e enganava viajantes, que no fim das contas fora amaldiçoado por Zeus, até a mais comum no Brasil, quando um casal tem 7 filhas meninas e o 8º filho vem menino. Há também relatos de outros cantos do país, que diz ser um homem anêmico a se transformar nele ou então um homem que praticava ato incestuoso. 

O mais disseminado na cultura popular mundial é de que um homem, no passado, teria realizado um pacto com o próprio diabo e acabou amaldiçoado e condenado a vagar como um ser que morfa num híbrido, metade lobo e metade homem. Este ser, por sua relação maligna, buscaria bebês não batizados, no intuito de devorá-los, o que fazia no passado com que as famílias batizassem suas crianças o mais breve possível a fim de evitar este encontro indesejado. A lua cheia é a maior provedora de sua mudança, causando a transformação e trazendo a tona a licantropia, fazendo deste ser sobrenatural um dos maiores mistérios tanto em origem, quanto em propósito no nosso mundo.

Considerações: Eu adoro ver a exploração e as mais diversas explicações desta personagem, pois há uma infinidade de teorias que são sempre muito utilizadas, principalmente nas cinematografias, onde podemos ver as crenças da lenda sendo aplicadas. Apesar de assustadores, há beleza no mistério que envolve os lobisomens e a causa de suas aparições, seja por uma fome insaciável por humanos ou uma missão imposta em sua maldição...


Comentários