Não há lenda mais notória da nossa cultura: O Saci. Há diversas origens desta personagem, mas a verdade é que, inicialmente, o Saci era um jovem indígena, com (PASMEM) duas pernas e um rabo! Ele com certeza era bem traquinas, pois vivia aprontando nas regiões d'onde ficava. Mas também é verdade que ele é um jovem africado, sem uma das pernas, que fuma cachimbo e usa um gorro, lembrando os dos trasgos portugueses, levando assim um certo misticismo em sua carapuça. Porém, também é verdade, que ele possui olhos vermelhos e consegue se transformar em Matiaperê, ave de assobio melancólico, que não sabemos o que quer ou de onde vem.
E também, é claro, há verdade na informação que diz que em todo pequeno redemoinho está um Saci e que você pode capturá-lo com uma peneira, retirar seu capuz, colocá-lo numa garrafa com rolha e fazer um pedido! Ah...são tantas estórias. Este pequeno ser traquinas de uma perna só que adora dar nós nas crinas do cavalo, que faz bagunça em casa, faz queimar a comida e toda aquela velha história do sítio do Pica-Pau Amarelo! rs'
Considerações: Uma coisa é certa: O saci é uma lenda rica de propriedades de diversos locais. Um exemplo de miscigenação que possuímos no Brasil, onde vemos um conto, aumentando um ponto, em diversas tribos que hoje formam uma só. Viva o Saci!
.jpeg)
.jpeg)

Comentários
Postar um comentário