Uma das lendas mais românticas é a desta personagem. Naiá era uma linda índia que era apaixonada pela lua. Nas tribos existia a crença de que Jaci, o Deus Lua personificado, descia ocasionalmente para se relacionar com as mais belas jovens índias e levava-as consigo para o céu, transformando-as em estrelas que se eternizavam num brilho no céu. Naiá, encantada com a crença e obcecada por Jaci, ignorando os avisou de sua tribo sobre os perigos dessa atração, passou a admirá-la todas as noites, sem descanso.
Num belo dia Naiá viu o reflexo da lua em meio as águas e, iludida, tentou tocar a imagem como se Jaci estivesse ali presente, caindo na água e não conseguindo voltar para a superfície, se afogou... Jaci, ao saber da história da bela índia, se comoveu e resolveu transformá-la em uma estrela também, porém numa estrela diferente. Naiá foi transformada na Vitória-régia, uma estrela das águas, que desabrocha sempre a noite.
Considerações: É fato que a Vitória-régia é uma das flores mais belas da nossa flora e é a maior planta aquática do mundo, e saber que essa lenda faz parte da nossa cultura é admirável por ver a pluralidade e criatividade com que nossas tribos trabalhavam certos ocorridos. Esta flor realmente merece a nossa admiração e nosso cheiro! :)


.jpeg)
Comentários
Postar um comentário