Nossa personagem é constantemente confundida (de forma equivocada) com nosso amigo Curupira. Isto porque Caipora é também protetora da mata e dos animais, além de possuir aparência parecida com a do Curupira em algumas das descrições que lhe são dadas. A mais comum é a de que Caipora é uma índia anã! De pele morena meio avermelhada, longos cabelos (que muitas vezes podem ser vermelhos), de orelhas pontudas e com força descomunal para seu pouco tamanho.
Mais interessante é que Caipora sai por aí em cima de um porco do mato e busca afugentar caçadores que possam fazer mal aos animais e floresta. Ela também é possuidora de um dos poderes mais incríveis das lendas: pode trazer de volta a vida os animais mortos por diversão, por caçadores maus. Ela utiliza de seu controle animal e diversos ruídos para atrapalhar e confundir caçadas não autorizadas por ela, pois há aqueles que conhecendo Caipora e seu gosto por fuma, deixam em um tronco de árvore como oferenda para que possam caçar para comer.
Considerações: Caipora é a metade da laranja que faltava para a proteção da fauna e flora ficar completa. Apesar das semelhanças e crendices de que ela seria apenas uma variação do Curupira, com suas particularidades e desenvolvimento acabou por se tornar parte importante e única do nosso folclore. Um viva aos protetores da mata!
.jpeg)
.jpeg)

Comentários
Postar um comentário